Canapé de abobrinha crua
Ingredientes:
Maionese de cará
1 cará grande
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 xíc de macadâmia
suco de 1 limão
Tomates cereja para decorar
Paprica, sal, azeite, melado de cana, mostarda dijon e hortelã a gosto.
Para montagem:
2 abobrinhas em rodelas
Tomates cereja cortados no meio
Modo de fazer:
Deixe o cará descascado de molho na água por 24hs para eliminar os antinutrientes. Depois cozinhe o cará em uma nova água e bata no liquidificador com os outros ingredientes da maionese. Monte conforme a foto.
Sugestões: Fica ótimo se colocar entre a abobrinha e a maionese um pouco de aceto balsamico.
Benefícios:
O cará é rico em cálcio, ferro, vitaminas A, B1, B5, B6, C e fósforo, que combate a fadiga. Contém também a diosgenina, que se converte em hormônio do bem, ajudando abaixar o nível de colesterol e de pressão. Excelente para mulheres que entraram na menopausa e para as que estão no período de TPM. É um depurativo do sangue e nos protege de doenças como malária, dengue e febre amarela. Fortalece o sistema imunológico e previne doenças do coração.
A macadâmia é uma rica fonte de vitamina A, ômega 7, ferro, proteína, tiamina, riboflavina, niacina e folatos. Além de conter quantidades moderadas de zinco, cobre, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Ela contém também antioxidantes como os polifenóis, aminoácidos, flavonas e selênio, e é uma ótima fonte de hidratos de carbono como a sacarose, frutose, glicose, maltose e alguns hidratos de carbono com base de amido. Reduz o colesterol,é rejuvenescedora,c protege contra o câncer, ajuda na perda de peso, é proteica, colabora na saúde óssea e do sistema nervoso.
Bolinho de batata doce
Benefícios:
A batata doce é rica em ferro, cálcio, vitaminas A, C e E. É uma ótima fonte de carboidrato do bem, pois tem um baixo índice glicêmico. Ajuda a controlar o diabetes, auxilia no emagrecimento, reduz colesterol, regula pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, auxilia na formação de colágeno e previne anemia.
A couve contém Vitamina A, B1, B2, B3, B5, C e K. A Couve ainda é uma excelente fonte de cálcio, cloro, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, silício e sódio. Ela é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório. Porém deve ser consumida com moderação, principalmente por quem tem problema de hipotireoidite, pois ela rouba iodo do corpo. Dê preferência para consumí-la cozida, assim reduz a ação dela contra o iodo.
Ingredientes:
1 batata doce grande
3 folhas de couve manteiga
1 dente de alho
1/2 xíc de castanha de caju
1/2 xíc de farinha de mandioca
raspas de limão (de preferência siciliano), sal, pimenta, gergelim e manjericão a gosto
óleo de coco para refogar a couve
Modo de fazer:
Deixe a batata doce descascada de molho na água por 24hs para eliminar os antinutrientes. Depois cozinhe-a em uma nova água e exprema no expremedor de batatas, espalhando bem na tigela para que a umidade da batata evapore ao máximo com o calor. Numa frigideira refogue a couve cortada em fatias finas com o alho picado em óleo de coco. Triture a castanha de caju em um processador. Depois é só misturar todos os ingredientes, e se necessário, acrescente mais farinha para chegar na consistência certa para modelar os bolinhos. Asse no forno.
Sugestões: Você pode usar outros tipos de farinha, como a de grâo de bico, de arroz, de amêndoa, etc.
Brusqueta de beringela
Ingredientes:
1 beringela
2 tomates picados bem pequenos
1 cebola picada bem pequena
1 talo de alho poró picado
1 dente de alho masserado
sal do himalaia, pimenta do reino, azeite, manjericão e orégano a gosto
Modo de fazer:
Corte a beringela em rodelas de 2 cm de altura. Misture os outros ingredientes e cubra as rodelas de beringela. Numa assadeira, despeje um pouco de água para que assim a beringela não grude na assadeira. Coloque as beringelas recheadas e leve ao forno alto e pré aquecido por 20 minutos.
Sugestões: Aqui eu servi com o fatias de pão sem glúten, veja aqui a receita.
Benefícios:
A berinjela contêm fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como:vitaminas B, C e K, zinco , potássio, cálcio, ferro e magnésio. É rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, A berinjela é uma rica fonte em fibras que faz com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon. A pele da berinjela contém fitonutriente, conhecidos como fitoquímico e glicosídeo solasodina. Estes são antioxidantes, que ajudam na inibição do crescimento de células cancerosas, restringindo os danos aos radicais livres. A berinjela é também conhecida por conter ácido clorogénico que impede mutação do DNA e também tem propriedades anti-cancerosas.