Torta de mandioca com palmito e alho poró
Benefícios:
A mandioca é excelente fonte de carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico, ácido fólico), vitamina C, magnésio, cobre, potássio e ferro. Ajuda na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar no nosso cérebro). Ótima onte de saponinas, que são eficazes contra o colesterol e atuam como antioxidantes e anti-inflamórios. contém manganês, que melhora o funcionamento mental e ajuda na digestão e absorção dos alimentos.
O palmito contém cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C. Ótimo para a saúde óssea, ajuda a controlar a pressão arterial e combate a retenção de líquidos.
O alho-poró é rico em vitaminas A, C e complexo B, fósforo, potássio,cálcio e fibras. Contém também a licina, que estimula o sistema imunológico e reduz o colesterol.
A amêndoa é alcalinizante, ou seja, neutraliza seu corpo contra o câncer. É rica em minerais, proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas. Seus principais benefícios são:
- mantém o coração saudável. Se consumidas 5 vezes por semana reduz em 50% o risco de ataque cardíaco, devido a vitamina E
- reduz o colesterol ruim, por conta da sua gordura saudável
- melhora a circulação sanguínea, graças ao potássio, magnésio e ferro
- fortalece os ossos, por ser uma rica fonte de cálcio
- ajuda a perder pois reduz o apetite, já que é muito nutritiva
- boa para diabéticos, por ter um IG baixo
- reduz o risco de câncer de cólon, mama e próstata, por conta da vitamine E, boro, fitoquímicos e flavonóides
- nutre a pele, evitando ressecamento e envelhecimento
- aumenta nossa energia, graças as proteínas, manganês, cobre e riboflavina
- boa fonte de proteína
Ingredientes:
Massa
1 kg de mandioca
1/2 xíc de farinha de amêndoas
2 colheres de sopa de azeite
sal do himalaya a gosto
Modo de fazer:
Cozinhe a mandioca e depois exprema com o expremedor de batatas. Misture os outros ingredientes. Se a massa estiver muito mole, coloque um pouquinho de farinha de grão de bico. Modele a massa na assadeira, como se fosse fazer uma quiche. Leve para o forno até que a massa na parte interna esteja sequinha, mas não deixe assar muito, pois irá novamente ao forno com o recheio.
Recheio
1 vidro de 500 ml de palmito (se for em conserva, cozinhe-os por 15 minutos para tirar o sódio, e dispense a água)
1 xíc de resíduo do leite de amêndoas (veja receita aqui)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 xíc de ervilhas frescas
1 dose de vinho branco, conhaque ou cachaça
1 alho-poró grande
1/2 xíc de água
sal do himalaya, pimenta cayena, orégano e azeite a gosto
Modo de fazer:
Corte a cebola em quadradinhos e pique o alho. Refogue-os no azeite. Despeje o palmito e refogue com a dose da bebida alcólica da sua escolha. Depois que secar um pouco coloque os outros ingredientes e mecha até ficar mais sequinho. Salgue e acrescente a pimenta e o orégano. Recheie a torta.
Corte o alho-poró em rodelas, misture um pouco de sal e azeite, e cubra a torta com as rodelas. Leve ao forno alto até o alho-poró dourar.
Sugestões: Você pode colocar na massa ervas ou temperos da sua preferência. Essa massa também é ótima para fazer bolinhos.