Torta de mandioca com palmito e alho poró
 

Benefícios:

A mandioca é excelente fonte de carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico, ácido fólico), vitamina C, magnésio, cobre, potássio e ferro. Ajuda na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar no nosso cérebro). Ótima onte de saponinas, que são eficazes contra o colesterol e atuam como antioxidantes e anti-inflamórios. contém manganês, que melhora o funcionamento mental e ajuda na digestão e absorção dos alimentos.

O palmito contém cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C. Ótimo para a saúde óssea, ajuda a controlar a pressão arterial e combate a retenção de líquidos.

O alho-poró é rico em vitaminas A, C e complexo B, fósforo, potássio,cálcio e fibras. Contém também a licina, que estimula o sistema imunológico e reduz o colesterol.

A amêndoa é alcalinizante, ou seja, neutraliza seu corpo contra o câncer. É rica em minerais, proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas. Seus principais benefícios são:

- mantém o coração saudável. Se consumidas 5 vezes por semana reduz em 50% o risco de ataque cardíaco, devido a vitamina E

- reduz o colesterol ruim, por conta da sua gordura saudável

- melhora a circulação sanguínea, graças ao potássio, magnésio e ferro

- fortalece os ossos, por ser uma rica fonte de cálcio

- ajuda a perder pois reduz o apetite, já que é muito nutritiva

- boa para diabéticos, por ter um IG baixo

- reduz o risco de câncer de cólon, mama e próstata,  por conta da vitamine E, boro, fitoquímicos e flavonóides

- nutre a pele, evitando ressecamento e envelhecimento

- aumenta nossa energia, graças as proteínas, manganês, cobre e riboflavina

- boa fonte de proteína

 

Ingredientes:

 

Massa

1 kg de mandioca

1/2 xíc de farinha de amêndoas

2 colheres de sopa de azeite

sal do himalaya a gosto

 

Modo de fazer:

Cozinhe a mandioca e depois exprema com o expremedor de batatas. Misture os outros ingredientes. Se a massa estiver muito mole, coloque um pouquinho de farinha de grão de bico.  Modele a massa na assadeira, como se fosse fazer uma quiche. Leve para o forno até que a massa na parte interna esteja sequinha, mas não deixe assar muito, pois irá novamente ao forno com o recheio.

 

Recheio

1 vidro de 500 ml de palmito (se for em conserva, cozinhe-os por 15 minutos para tirar o sódio, e dispense a água)

1 xíc de resíduo do leite de amêndoas (veja receita aqui)

1 cebola pequena

1 dente de alho

1 xíc de ervilhas frescas

1 dose de vinho branco, conhaque ou cachaça

1 alho-poró grande

1/2 xíc de água

sal do himalaya, pimenta cayena, orégano  e azeite a gosto

 

Modo de fazer:

Corte a cebola em quadradinhos e pique o alho. Refogue-os no azeite. Despeje o palmito e refogue com a dose da bebida alcólica da sua escolha. Depois que secar um pouco coloque os outros ingredientes e mecha até ficar mais sequinho. Salgue e acrescente a pimenta e o orégano. Recheie a torta.

Corte o alho-poró em rodelas, misture um pouco de sal e azeite, e cubra a torta com as rodelas. Leve ao forno alto até o alho-poró dourar.

 

Sugestões: Você pode colocar na massa ervas ou temperos da sua preferência. Essa massa também é ótima para fazer bolinhos.

 

 

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now