Almôndega de lentilha germinada

Benefícios:

A lentilha tem inúmeros nutrientes, entre eles: 

ácido fólico, B6, selênio, antioxidantes, proteínas, ferro, fibras solúveis, fósforo e magnésio.

Toda essa riqueza promove uma melhora no colesterol, ajuda a manter os nívies de glicose no sangue, ajuda na formação do bebê no útero, melhora a circulação sanguínea e dos tecidos, promove saúde cardiovascular e também integra os principais sistemas enzimáticos para produzir energia e do metabolismo. E no caso da germinada, todas essas qualidades são pontencializadas.

O gergelim e as outras castanhas são ricas em cálcio e proteínas, fósforo, ferro, vitaminas  do complexo B, vitamina E, fósforo,magnésio, zinco e selênio. O gergelim preto possui níveis mais elevados de vitamina A e cálcio.

O leite de coco, além de inúmeras vitaminas, potássio e cálcio, possui ácido láurico, substância que contém propriedades contra fungos, vírus e bactérias. É ótimo para combater infecções e auxiliar na digestão.A gordura do leite de côco é composta de ácidos graxos de cadeia média, que fazem com que o corpo converta o leite de coco em energia ao invés de armazená-lo como gordura.

O óleo de coco virgem equilibra os hormônios e estimula a glândula tireóide. Porém deve se consumido com moderação devido  gordura presente. Ainda não há estudos mais consistentes a respeito dessa gordura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes para a almôndega:

1 xíc. de lentilha germinadas

1 colher de sopa de farinha de linhaça

3 colheres de sopa de semente de girassol ou alguma outra castanha

1 dente de alho pequeno

2 colheres de sopa de cebolinha

Gergelim a gosto

Tempere com feno grego, folhas de manjericão, sal, pimenta, paprica e uma pitada de açúcar mascavo a gosto

Fio de azeite para dar liga

 

Modo de fazer:

Deixe as lentilhas de molho em água potável por 4 horas. Depois escorra, enxague em água corrente e deixe na peneira apoiada em uma cumbuca, de forma que fique suspensa, e cubra com um pratinho. Espere até que comece a nascer os biquinhos. Leva cerca de 6 horas. É importante que elas não seque completamente, então verifique se é necessário umidecê-las.

Feito isso, enxague-as mais uma vez e leve para o processador com todos os ingredientes. Se sentir que a massa está muito mole, acrescente um pouco de farinha de mandioca e faça os bolinhos. Asse-os no forno ou forninho elétrico.

 

Ingredientes para o molho:

2 xícs. de molho de tomate orgânico pronto ou 4 tomates orgânicos bem maduros sem semente e sem casca

1 dente de alho pequeno

1 colher de sopa de gengibre ralado

1 colher de sopa de cebola picada

1 colher de chá de óleo de coco

1/2 xíc.de leite de coco

1 folha de louro

Tempere a gosto com cominho, paprica doce, folhas de manjericão, sal e açúcar mascavo ou de coco

 

Modo de fazer:

Refogue o alho e a cebola no óleo de coco. Adicione os tomates ou o molho pronto. No caso dos tomates, refogue-os com o louro e água até ficar no ponto de molho. Acrescente os outros ingredientes e finalize com o manjericão. Sirva com macarrão de arroz.

 

 
Nhoque de abóbora
 

Ingredientes do nhoque:

1/2 abóbora cabotia média

1 xíc de  farinha de arroz

1/2 xíc de farinha de banana verde

3 colheres de sopa de farinha de linhaça

1/3 de xíc de azeite

sal e noz moscada a gosto

 

Modo de fazer:

Tire as sementes da abóbora e asse-a com a casca no forno. Quando estiver macia, retire a casca e amasse a abóbora. Misture os outros ingredientes e, se necessário, coloque mais farinha de banana verde para dar a liga para moldar as bolinhas. Cozinhe em água fervente e retire rapidamente da água assim que as bolinhas boiarem.   

 

Ingredientes para o molho:

2 xícs. de molho de tomate orgânico pronto ou 4 tomates orgânicos bem maduros sem semente e sem casca

1 dente de alho pequeno

1/2 cebola cortada em quadradinhos

1/2 xíc de azeitonas pretas sem caroço

1 folha de louro

Tempere a gosto com folhas de manjericão, sal e açúcar mascavo ou de coco

Azeite para refogar

 

Modo de fazer:

Refogue o alho e a cebola no azeite. Adicione os tomates ou o molho pronto junto com o louro. Finalize acrescentando os outros ingredientes e decore com o manjericão.

Benefícios:

A abóbora é riquíssima em vitamina C e A (antioxidante com propriedades que combatem o câncer). Tem ação anti-inflamatória, reguladora dos níveis hormonais e diurética.

A farinha de banana verde ajuda a controlar a diabetes por conta do seu baixo índice glicêmico, mantém a saúde e o desenvolvimento da flora intestinal, é uma ótima aliada dos regimes por conta  da sensação de saciedade que ela provoca, ajuda o sistema imunológico, reduz os níveis de colesterol, alivia os sintomas da TPM e ajuda na absorção do cálcio, sendo um grande aliado no combate da osteoporose.

A noz moscada contém potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, um processo importante na perda de peso. A semente é rica ainda em vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina C, ácido fólico, riboflavina, niacina, vitamina A e muitos antioxidantes flavonoides como betacaroteno e criptoxantina que são essenciais para uma ótima saúde. Trata-se de um tônico cerebral, anti-inflamatório, digestivo, desintoxicante do fígado e rins, e muito bom para a circulação e o sistema respiratório. Mas atenção! Não deve ser consumido por grávidas pois possui propriedades abortivas

 

 

 

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now