Benefícios:

A amêndoa é considerada um superalimento e um elixir dos mais alcalinos, ou seja, neutraliza seu corpo contra o câncer. É rica em minerais, proteínas, gorduras saudáveis e vitaminas. Seus principais benefícios são:

- mantém o coração saudável. Se consumidas 5 vezes por semana reduz em 50% o risco de ataque cardíaco, devido a vitamina E

- reduz o colesterol ruim, por conta da sua gordura saudável

- melhora a circulação sanguínea, graças ao potássio, magnésio e ferro

- fortalece os ossos, por ser uma rica fonte de cálcio

- ajuda a perder peso pois reduz o apetite, já que é muito nutritiva

- boa para diabéticos, por ter um IG baixo

- reduz o risco de câncer de cólon, mama e próstata,  por conta da vitamine E, boro, fitoquímicos e flavonóides

- nutre a pele, evitando ressecamento e envelhecimento

- aumenta nossa energia, graças as proteínas, manganês, cobre e riboflavina

- boa fonte de proteína

- quando  o leite é caseiro, contém enzymas importantes para o nosso corpo.

 

 

 

Ingredientes:

1 xíc de amêndoas cruas não salgadas

2 xíc de água mineral

 

Modo de fazer:

Lave as amêndoas e escorra. Coloque-as numa vasilha e cubra com água mineral, deixando a água um dedo acima da amêndoa. Cubra a vasilha e deixe de molho por cerca de 8 a 12 horas. Depois de deixar de molho, escorra a água,  enxague umas 3 vezes e bata-as no liquidificador com o dobro do seu volume em água mineral. Depois coe com tecido de voal ou com uma peneira de tela bem estreita, expremendo todo o caldo com uma colher.

Seu leite está pronto! Ele dura dois dias na geladeira.

 

 

Atenção! Não jogue fora o bagaço que sobrou da coagem. Dá pra fazer muita coisa com ele, pois continua nutritivo. Você pode guardá-lo no congelador. Todos os molhos que você engrossaria com creme de leite, você pode substituir por esse resíduo. Dá para adicioná-lo também no pão de queijo vegan, bolinhos, hamburgueres, doces, na massa e recheio de tortas, etc. Vou colocar aqui diversas receitas as quais utilizo esse resíduo.

 

Importante: deixar as castanhas de molho eliminam seus anti-nutrientes e aumenta o potencial das vitaminas.

 

Sugestões para o leite: bater com frutas, pólen, açafrão, utilizar em molhos, tortas, doces, etc.

 

rendimento: 1 copo grande

 

 

Leite de amêndoas
 
 
Leite de castanha do Pará

Benefícios:

A castanha do Pará é rica em gorduras saudáveis, ajudando a diminuir o colesterol ruim. Em relação a vitaminas e minerais, em apenas duas unidades da castanha é possível atingir, em porcentagens de consumo recomendado por dia: 25% de magnésio, 18% de fósforo, 10% de zinco e 9% de vitamina B1, Contém também selênio e vitamina E. Todas essas propriedades ajudam a regular a glândula tireóide, protegem o cérebro de diversas doenças neurológicas, promove renovação celular, combate os radicais livres,controla pressão arterial, etc.

 

Ingredientes:

1/2 xíc de castanha do Pará cruas não salgadas

2 xíc de água mineral

 

Modo de fazer:

A receita mais simples do mundo, basta bater as castanhas com a água e está pronto, não precisa nem coar.

O leite dura dois dias na geladeira.

 

 

Sugestões para o leite: bater com frutas, pólen, utilizar em molhos, tortas, doces, etc.

 

Observação: não abuse do consumo dessa castanha, para não se intoxicar por com excesso de selênio.

 

rendimento: 1 copo grande

 

 

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