ARROZ DOCE INDIANO
Arroz doce indiano

Ingredientes:

1 xíc de arroz integral (fica muito bom com o cateto)

2 xíc de água mineral

1 inhame médio deixado de molho na água ainda cru e descascado por 12 horas

4 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sopa de cardamomo em pó

1 colher de sopa de gengibre em pó

4 colheres de sopa de óleo de coco 

1/3 de xíc de coco ralado

1/2 de xíc de leite de coco

1/2 xíc de castanha de caju em pedaços

 

Modo de fazer:

Lave o arroz e deixe-o de molho na água por pelo menos 1 hora, com o suco de meio limão (para inibir os fitatos = anti-nutrientes). Depois cozinhe-o na panela com uma xícara de água mineral. No liquidificador bata a outra xícara de água com o inhame. Quando a água do arroz reduzir pela metade, adicione esse leite de inhame e o coco ralado, mechendo agora o arroz sempre, para não grudar na panela. Numa frigideira aqueça o óleo de coco e frite rapidamente as especiarias junto com o caju. Quando o arroz começar a secar, acrescente o leite de coco, o açúcar e as especiarias com o caju. Misture bem e apague o fogo. Está pronto! 

 

Importante: evite usar amendoim, é tóxico por conta de fungos que acumula.

 

Sugestões: Ao invés do leite de inhame você pode usar apenas o leite de coco também, mas o inhame é que dá a cremosidade. As frutas secas também caem muito bem, devem ser adicionadas no final do preparo.

 

 

 

Benefícios:

O arroz integral é uma rica fonte de proteínas e fibras. Ajuda na prevenção de diabetes e obesidade, reduz a pressão arterial, combate doenças cardiovasculares, aumenta  a imunidade, além de conter mais vitaminas e minerias que o arroz branco comum.

O inhame é rico em cálcio, vitaminas A, B1, B5, B6, C e fósforo, que combate a fadiga. Contém também a diosgenina, que se converte em hormônio do bem,  ajudando abaixar o nível de colesterol e de pressão. Excelente para mulheres que entraram na menopausa e para as que estão no período de TPM. É um depurativo do sangue e nos protege de doenças como malária, dengue e febre amarela. Fortalece o sistema imunológico e previne doenças do coração.

O óleo e o leite de coco possuem propriedades antibacterianas, antifúngicidas e antivirais, ou seja, fortes aliados do sistema imunológico. Segundo o Dr, Lair Ribeiro, ele ajuda a cessar o ataque do HIV no organismo de pessoas contaminadas. Tanto o óleo de coco, como a água e a carne desse fruto, são considerados o melhor alimento depois do leite materno, por conter ácido láurico, que é o principal  ácido graxo do coco, também encontrado no leite materno. O óleo de coco é resistente a altas temperaturas, portanto nao se transforma em gordura trans quando aquecido até 170C.

A castanha de caju tem inúmeros benefícicos, mas o que vale ressaltar aqui é que ela vai potencializar a absorção do cálcio contido nos outros ingredientes desta receita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Sagrado cacau 
 

Ingredientes:

1 avocado

1/2 xíc. de leite de amêndoas

1 colh. de sopa de cacau em pó 100%

2 colhs. de sopa de creme de coco

2 colhs. de açúcar de coco

1 colh. de café de água  de flor de laranjeira

1 pitada de sal do himalaia

mix de especarias em pó: cravo, canela, anis, gengibre e pimenta rosa

Lascas de avocado, chocolate e amêndoas para decorar

 

Modo de fazer:

Bata em um mixer todos os ingredientes e decore antes de servir. 

 

Sugestões: Você pode usar as castanhas que quiser, ou o leite vegetal de arroz. No lugar da água  de flor de laranjeira você pode usar água de rosas ou o suco de meia laranja bem doce. Use a imaginação e procure usar um bom cacau, faz toda a diferença. Se não encontrar avocado use abacate, porém reduza a quantidade de líquidos. .

 

 

 

Benefícios:

cacau é um super alimento, contém mais de 160 nutrientes e é um excelente antioxidante, ou seja, desacelera nosso processo de envelhecimento. É rico em magnésio, fibra e ferro.

O creme de coco, que é a condensação do leite de coco, é um dos melhores alimentosdo mundo segundoo dr. Lair Ribeiro. Ele contém ácido láurico, uma excelente ação anti-microbiana e anti-fúngica, além de regular seu peso por ser termogênico e elevar sua imunidade. Ele contém também cálcio e potássio. 

Veja os benefícios da amêndoa e do avocado na página de de receitas: latícinios vegan e crus.

 

 

 
Supremo de coco

Benefícios:

cacau é um super alimento, contém mais de 160 nutrientes e um excelente antioxidante, ou seja, desacelera nosso envelhecimento.

O creme de coco, que é a condensação do leite de coco, é um dos melhores alimentos do mundo segundo o dr. Lair Ribeiro. Ele contém ácido láurico, uma excelente ação anti-microbiana e anti-fúngica, além de regular seu peso por ser termogênico e elevar sua imunidade. Ele contém também cálcio e potássio. 

Veja os benefícios da amêndoa e do avocado na página de de receitas: latícinios vegan e crus.

A bocaiúva, também conhecida como macaúba, coco-baboso e coco-de-espinho, é o alimento favorito das araras, cotias, capivaras, antas e emas. É uma excelente fonte de betacaroteno, é um carotenóide (pigmento que se transforma em vitamina A no organismo). O betacaroteno desempenha papel essencial na visão, no crescimento e desenvolvimento dos ossos e no fortalecimento da imunidade. É também um potente antioxidante. Além disso é rico em Ômega 3, 6 e 9, Vitamina E e Vitamina C.

 

Ingredientes:

1 avocado ou 1 xíc. de abacate

3 colhs de sopa de açúcar de coco

1 e 1/2 colh de sopa de cacau em pó 100%

1 colh de sopa de chia ou linhaça

1 pitada de sal do himalaia

1/2 xíc. de leite de castanha de caju

1 pitada de cardamomo em pó

2 colhs de sopa de farinha de bocaiúva (coquinho do cerrado)

2 colhs de coco seco fresco ralado

castanha de caju e de baru triturada a gosto

2 colhs de sopa de tahine

rodelas de 1 banana

1/2 xíc. de creme de coco

uma porção de framboesa e nibs de cacau para decorar

 

Modo de fazer:

Bata  em um mixer o avocado com 2 colhs de açúcar de coco, 1 colh de cacau, a pitada  de sal e o cardamomo. Depois misture esse creme a chia e reserve na geladeira por meia hora. Depois disso, faça uma camada por cima desse creme com as castanhas, a farinha de bocaiuva, o coco ralado e as bananas. Coloque na última camada um creme de cacau feito com o tahine, o restante do açúcar de coco e cacau. Despeje por cima o creme de coco e decore com a framboesa e o nibs. Polvilhe um pouco de creme de coco em pó por cima.

O creme de coco é feito a partir do leite de coco caseiro. Basta bater o coco seco fresco no liquidificador com água morna, coar e deixar na geladeira por algumas horas. Depois disso ele irá decantar, ficando a gordura na parte de cima. Essa gordura é o creme de coco. 

 

Sugestões: Brinque com as possibilidades de frutas e castanhas. Você pode usar também quinoa ou amaranto em flocos para ficar ainda mais nutritivo.

 

 

 

Festival tropical
 

Benefícios:

A manga é rica em vitaminas e minerais, como a vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C; cálcio, fósforo e contém também fibras alimentares. Possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico, ajuda na manutenção e fortalecimento ósseo, a controlar a pressão arterial e na purificação do sangue. Tem ação diurética e efeito expectorante.

A ameixa é um excelente antioxidante, contém vitamina C e fibras.

O leite de coco, é um dos melhores alimentos do mundo segundo o dr. Lair Ribeiro. Ele contém ácido láurico, uma excelente ação anti-microbiana e anti-fúngica, além de regular seu peso por ser termogênico e elevar sua imunidade. Ele contém também cálcio e potássio. 

Sobre a  bocaiúva, veja aqui.

Sobre o tahine, veja aqui.

Ingredientes:

1 manga 

1 ameixa vermelha

1/2 xíc de coco fresco seco ralado

3 colhs de sopa de farinha de bocaiúva

1/2 xíc de castanha do baru, amêndoa e castanha de caju trituradas

3 colhs de sopa de flocos de amaranto

rodelas de 1 banana

1 xíc de leite de coco

2 colhs de sopa de tahine

1 colh de sopa de açúcar de coco

1 colh de chá de cacau em pó

 

Modo de fazer:

Monte num bowl as camadas com coco ralado (não use todo), as castanhas, a farinha de bocaiúva, o flocos de amaranto e as rodelas de banana. Reguem com metade do leite de coco. Decore com as fatias de manga e ameixa. Coloque no centro o restante  do coco ralado, cerque com um creme feito com o cacau, tahine a açúcar de coco, regue com o restante do leite de coco e polvilhe com castanha de caju triturada. 

 

Sugestões: Varie nas frutas e castanhas. Você pode usar também caldas ou geléias de frutas.

 

 

 

"Danete" de cacau
 

Benefícios:

Os benefícios do cacau, avocado e amêndaos já foram citados acima. Já a canela vale destacar pelas suas propriedades: ajuda a diminuir o colesterol ruim, regula o açúcar no sangue, combate infecções, previne o câncer, reduz o incômodo da artrite, é anti bacterianae ajuda a emagrecer, por ser termogênica.  O melado é rico em ferro é rico em ferro, cálcio + magnésio que trabalham em conjunto para que nosso corpo os absorva, potássio, manganês e selênio. Ajuda nosso sistema digestivo, fortalece os ossos, cabelos, pele, combate envelhecimento e melhora nosso sistema neurológico. 

Ingredientes:

1 avocado ou meio abacate

1 colher de sopa de cacau em pó 100%

2 colheres de sopa de melado de cana

1/2 xíc. de leite de amêndoas

Pitada de sal do Himalaia

pitada de canela

amêndoas para decorar

 

Modo de fazer:

Com o auxílio de um mixer, processe todos os ingredientes e decore com as amêndoas.

 

Sugestões: Brinque com as especiarias. Você pode usar gengibre em pó, cardamomo, aniz, etc. Varie o leite, pode ser de coco, castanha de caju, castanha do pará, etc. Essa receita pode ser usada de base para outros sabores que não o cacau, experimente substituir por alguma fruta.

 

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now