Batata doce e couve
 

Ingredientes:

1 batata doce grande, deixada de molho por 12 horas

3 folhas de couve manteiga

1 dente alho

óleo de coco

alecrim, açafrão e sal a gosto

 

Modo de fazer:

Cozinhe a batata inteira em uma nova água, cuidado para não deixar ela amolecer muito, pois vai para o fogo novamente. Corte-a em rodelas largas e grelhe no óleo de coco com sal e alecrim. Retire o talo central da couve e descarte. Numa frigideira, refogue a couve cortada em tiras no óleo de coco com o alho em pedaços, o sal e o açafrão, que pode ser em pó ou a raiz ralada ou cortada em lâminas. Prefira a raiz, pois é difícil encontrar o pó sem adulteração..

 

 

Sugestões: acompanhamento perfeito para arroz, quinoua, etc.

 

Curiosidade: A combinação do açafrão com a couve potencializa o poder do açafrão em proteger a próstrata do cãncer.

 

 

Benefícios:

A batata doce é rica em ferro, cálcio, vitaminas A, C e E. É uma ótima fonte de carboidrato do bem, pois tem um baixo índice glicêmico. Ajuda a controlar o diabetes, auxilia no emagrecimento, reduz colesterol, regula pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, auxilia na formação de colágeno e previne anemia.

A couve contém Vitamina A, B1, B2, B3, B5, C e K. A couve ainda é uma excelente fonte de cálcio, cloro, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, silício e sódio. Ela é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório. Porém deve ser consumida com moderação, principalmente por quem tem problema de hipotireoidite, pois ela rouba iodo do corpo. Dê preferência para consumí-la cozida, assim reduz a ação dela contra o iodo.

O açafrão é uma grande aliada no combate ao câncer, prevenindo a metástases. Desintoxica o fígado, é ótima para o pulmão, retarda a progressão da doença de Alzheimer, é anti-inflamatória, retardar a progressão da esclerose múltipla, é um analgésico natural, combate a depressão, ajuda no tratamento de psoríase, etc. Ela não deve ser usada por pessoas com cálculos biliares ou obstrução biliar.

 

 

 

 
Steak de couve flor

Ingredientes:

1 fatia de couve flor cortada na longitudinal

pitadas de sal do himalaia, açafrão e pimenta do reino

1 colher de sopa de tahine

suco de 1/2 limão

alho em flocos a gosto

óleo de coco pra grelhar

1 colher de café de melado de cana

 

Modo de fazer:

Tempere a couve flor com o sal, o açafrão e a pimenta do reino. Aqueça o óleo de coco e grelhe a couve flor. Faço um molho para cobrir o steak depois de grelhado utilizando o limão, o tahine, o alho em flocos, uma pitada de sal e  o melado de cana.  

 

Sugestões: você pode variar o molho usando gengibre fresco ao invés do alho em flocos, e usar outros temperos como alecrim, paprica, cominho, etc. Use a imaginação!

 

 

Benefícios:

A couve flor é de origem asiática e uma grande fonte de vitamina C, ácido fólico (importante nutriente para as células), vitamina K (importante para a saúde dos ossos) e vitamina B-6 (cuida do sistema nervoso). Contém ainda minerais essenciais como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o potássio e o manganês, além de ser uma fonte de proteína. Previne o diabetes, colite, degeneração macular, obesidade e hipertensão. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir os riscos de acidentes vasculares, câncer, doenças neurodegenerativas e cardíacas. Por ser antioxidante, colabora no retardo o envelhecimento, repara o DNA, protege de Alzheimer, previne crises de epilepsia e a alopecia.

O tahine de boa qualidade, ou seja, feito de forma mais artesanal, sem utilização de soda cáustica no seu processo, é uma excelente fonte de cálcio, ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, além de vitamina E.

 

 

 

 

 

 

Shitake recheado

Ingredientes:

1/2 dúzia de shitakes grandes

1 talo de alho poró

1/2 cebola

1 tomate sem caroço picado

1 dente de alho

1 xíc de espinafre

1/3 de xíc de cebolinha

1 colh de chá de óleo de coco

a carne de 1 coco verde bem maduro

1/3 de xíc de suco de tangerina ou laranja

sal do himalaia, azeite e pimenta do reino a gosto

 

Modo de fazer:

Refogue no óleo de coco a cebola, o alho, o tomate, o alho poró, a cebolinha e o sal. Num mixer bata a carne de coco com o suco de tangerina. Leve esse creme para o refogado e acrescente o espinafre. Refogue rapidamente e reserve. Faça cestinhas com papel alumínio para preservar a umidade do shitake. Coloque o shitake nessas cestinhas e polvilhe a pimentado reino e o azeite antes de colocar o recheio. Coloque o recheio e leve para o forno por 10 minutos.  

 

Sugestões: você pode usar o azeite trufado para realçar mais o sabor do cogumelo. Varie também nas verduras e temperos. Você pode usar escarola, palmito, açafrão, alecrim, etc. Sirva com uma bela salada.

 

 

Benefícios:

Segundo um estudo da Universidade de Agricultura e Medicina Veterinária de Obihiro no Japão, o shitake tem um composto chamado eritadenine, que tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ele é usado também para aliviar tosses crônicas, tem propriedades antitumor e antivirótica, estimula a atividade das células da medula óssea, aumentando a capacidade de nosso sistema imunológico. Contém também vitaminas D, B2 e B12.

Para saber as propriedades do coco, veja aqui.

 

 

 

 

 
Torre dos Prazeres
 

Benefícios:

O inhame é rico em cálcio, vitaminas A, B1, B5, B6, C e fósforo, que combate a fadiga. Contém também a diosgenina, que se converte em hormônio do bem,  ajudando abaixar o nível de colesterol e de pressão. Excelente para mulheres que entraram na menopausa e para as que estão no período de TPM. É um depurativo do sangue e nos protege de doenças como malária, dengue e febre amarela. Fortalece o sistema imunológico e previne doenças do coração.

O óleo e o leite de coco possuem propriedades antibacterianas, antifúngicidas e antivirais, ou seja, fortes aliados do sistema imunológico. Segundo o Dr, Lair Ribeiro, ele ajuda a cessar o ataque do HIV no organismo de pessoas contaminadas. Tanto o óleo de coco, como a água e a carne desse fruto, são considerados o melhor alimento depois do leite materno, por conter ácido láurico, que é o principal  ácido graxo do coco, também encontrado no leite materno.

A batata doce é rica em ferro, cálcio, vitaminas A, C e E. É uma ótima fonte de carboidrato do bem, pois tem um baixo índice glicêmico. Ajuda a controlar o diabetes, auxilia no emagrecimento, reduz colesterol, regula pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, auxilia na formação de colágeno e previne anemia.

As qualidades da cebola roxa são superiores ao da cebola comum, pois traz todos os benefícios embutidos dos alimentos desta cor, como beterraba, uva, berinjela, repolho e amora, ou seja, é rica em antioxidantes.

 

Ingredientes para a torre:

Batata doce

Brócolis

cebola roxa

1 dente de alho

óleo de coco

maionese de inhame

sal a gosto

shoyu para refogar a cebola

 

Ingredientes para a maionese de inhame:

1 inhame médio cozido

1 colher de café de mostarda 

1 dente de alho bem pequeno

1/4 de cebola pequena

1/3 xíc de castanha de caju 

suco de meio limão

1/3 de xíc de azeite

sal e orégano a gosto

 

Modo de fazer:

Cozinhe a batata doce, mas  não deixe que fique muito mole. Corte-as e rodelas largas, salpique sal e grelhe no óleo de coco em uma frigideira anti aderente. Depois refogue o bócolis com o mesmo óleo, o alho picadinho e sal. Por último corte a cebola em rodelas e refogue até que amoleçam, com um pouquinho de shoyu. 

Para fazer a maionese, deixe primeiro a castanha de molho em água por meia hora. Enquanto isso cozinhe o inhame, e depois, com o auxílio de um mixer, bata todos os ingredientes até virar um molho cremoso e homogêneo.

Monte a torre colocando primeiro a batata doce, depois a maionese, o brócolis e por fim a cebola.

 

Sugestões: ao invés do  brócolis, você pode variar com outros legumes grelhados, usar tomate cereja, alcaparras, etc. Use a criatividade. A maionese pode variar de cor e sabor. Brinque com o tomate seco, a azeitona, beterraba cozida, ou faça versões agridoces com frutas desidratadas como o mirtilo ou framboesa. Você pode usar também o azeite trufado.

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now